Sopa de cebola francesa com 1 pote (vegano!)

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Raminho de tomilho fresco em uma tigela de sopa de cebola francesa vegana

Depois de decifrar o código sobre cebolas caramelizadas sem óleo, começamos a desejar sopa de cebola francesa!

Então, começamos a trabalhar criando um 1 pote, à base de plantas versão que não economiza no sabor. Alerta de spoiler? Grande sucesso! Deixe-nos mostrar como isso é feito!

Cebola, caldo de vegetais, cogumelos, amido de araruta, pão de massa azeda, missô, aminoácidos de coco, óleo de abacate, folhas de louro, alho e tomilho

Origem da sopa de cebola francesa

Como o nome sugere, a sopa de cebola francesa se originou na França. Especificamente, acredita-se que o rei Luís XV o criou para uma festa quando ele estava ficando sem ingredientes (graças a Deus pelas cebolas). Tradicionalmente, esta sopa é feita à base de carne e cebola e coberta com queijo e pão. O seguinte é o nosso à base de plantas assumir o conceito que não economiza no sabor ou cordialidade!

Cebola em rodelas em forno holandês

Sopa de cebola francesa vegana

A base saborosa para esta sopa começa com a caramelização das cebolas em óleo, manteiga vegana ou água (se não tiver óleo). Este método de cozinhar cebolas baixo e lento maximiza sua doçura natural e cria uma textura macia. E adicionar uma pitada de sal e pimenta durante o cozimento ajuda a infundi-los com ainda mais sabor.

Cebola parcialmente caramelizada em forno holandês

Em seguida, adicionamos alho e cogumelos para aprofundar os sabores e adicionar um componente umami. Opcionalmente, pode-se adicionar amido de araruta ou amido de milho neste momento para ajudar a sopa a ficar com uma consistência mais espessa (mas não é necessário).

Forno holandês recheado de cebolas caramelizadas

Para terrenos e algumas notas de ervas, adicionamos folhas de louro e tomilho fresco.

Em vez do tradicional caldo de carne, usamos caldo de vegetais para manter este vegan. É igualmente bom (se não melhor), mas é importante escolher um caldo rico e saboroso, como nosso caldo de vegetais DIY ou Pacific Foods para uma opção comprada em loja. Os aminoácidos de coco e a pasta de missô são as camadas finais de sabor que adicionam ainda mais umami e levam esta sopa ao próximo nível. Desmaio!

Derramando caldo de vegetais sobre cebolas caramelizadas e ervas

A etapa final (opcional) é cobrir a sopa com croutons. Os croutons caseiros são incrivelmente fáceis de fazer (consulte as notas da receita para obter instruções) e combinam perfeitamente com esta sopa. Procuramos um bom fermento para obter o máximo de sabor e textura.

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Quer saber um segredo? Gostamos de deixar os melhores pedaços para o final: um pouco de sopa de cebola e os últimos croutons que permanecem crocantes em algumas partes, mas ficam ligeiramente macios em outras por serem molhados no caldo. TÃO satisfatório!

Croutons caseiros em frigideira de ferro fundido

Esperamos que você AME esta sopa de cebola francesa vegana! Está:

Saboroso
Infundido com cebola caramelizada
Reconfortante
Rápido e fácil
& Muito gostoso!

Faz uma entrada satisfatória quando coberto com croutons caseiros. E também é perfeito como aperitivo ou acompanhamento, especialmente combinado com outras receitas de inspiração francesa, como nossa Salada Nicoise Vegan (30 minutos!) Ou Gratinado de Abobrinha Vegan.

Duas tigelas de sopa de cebola francesa vegana com tomilho fresco

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Se você experimentar esta receita, avise-nos! Deixe um comentário, avalie e não se esqueça de marcar uma foto como #minimalistbaker no Instagram. Saúde, amigos!

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Colher vintage em uma tigela de cebola caramelizada sopa de cebola francesa

Tempo de preparação 5 minutos

Hora de cozinhar 1 hora

Tempo total 1 hora 5 minutos

Porções 2 (Taças)

Curso Entrada

Cozinha Vegano com inspiração francesa

Compatível com freezer 1 mês

Ele mantém? 4-5 dias

  • 2 Colher de sopa óleo ou manteiga vegana (ou submeta o dobro da quantidade de água, além de mais conforme necessário para evitar que grude)
  • 2 médio cebolas amarelas, descascadas + fatiadas em rodelas ligeiramente maiores que 1/4 de polegada
  • 1 beliscão saudável cada sal e pimenta-do-reino, além de mais a gosto
  • 2 cravo alho picado
  • 1 copo cogumelos shiitake em fatias finas (adiciona profundidade de sabor e um pouco de textura // ok para omitir)
  • 1 Colher de sopa amido de araruta ou amido de milho (opcional // ou farinha multiuso, se não sem glúten)
  • 2 baía folhas
  • 1 ½ colher de chá folhas frescas de tomilho, ligeiramente picadas (ou tomilho seco sub 3/4 colher de chá)
  • 4 xícaras caldo de vegetais (preferimos a marca Pacific ou DIY)
  • 1 Colher de sopa aminos de coco (ou menos a metade da quantidade com tamari, pois é mais salgado)
  • 2 colher de chá pasta de miso (se não houver soja, use missô de grão de bico // gostamos da marca Miso Master)

PARA SERVIR opcional

  • Croutons (veja as notas para instruções)
  • Aqueça uma panela grande, panela ou forno holandês em fogo médio. Quando estiver bem quente, adicione óleo, manteiga ou água e as cebolas em rodelas (elas devem ter cerca de 1/4 de polegada de espessura para que a sopa tenha uma textura agradável). Mexa e cubra.
  • Cozinhe as cebolas em fogo médio por 3-4 minutos ou até que comecem a dourar levemente. Em seguida, abaixe o fogo e cozinhe por um total de ~ 30-40 minutos, abrindo a tampa e mexendo a cada 5 minutos. O nome do jogo com cebolas caramelizadas é cozinhar devagar e baixo. NOTA: Se cozinhar sem óleo, certifique-se de cobrir a panela com a tampa depois de mexer – isso ajuda a cozinhar de maneira mais uniforme. E adicione 1 colher de sopa de água a mais por vez, conforme necessário, para evitar que grude / queime.

  • Por quanto tempo você cozinha suas cebolas depende de quão profundamente você deseja que elas sejam caramelizadas. Descobrimos que 30 minutos para produzir uma cor marrom dourado claro e sabor doce, e 35-40 minutos para produzir uma cor marrom mais profunda e sabor caramelizado mais rico. Tenha cuidado para não queimar mantendo o fogo baixo e adicionando um pouco de água ou caldo conforme necessário para evitar que grude.

  • Adicione uma pitada saudável de sal e pimenta ao refogar, além de mais para saborear mais tarde, ao temperar a sopa.

  • Quando as cebolas estiverem perto de caramelizar, adicione alho picado e cogumelos e refogue por mais 2-3 minutos. Em seguida, adicione amido de araruta (opcional, para uma ligeira espessura) e mexa para incorporar totalmente (deve absorver totalmente na mistura de cebola). Use uma colher de pau para dispersar quaisquer aglomerados.

  • Adicione a folha de louro, tomilho seco ou fresco, caldo de legumes e aminoácidos de coco (reserve o missô para depois).

  • Tampe e cozinhe a sopa por cerca de 20 minutos para desenvolver e fundir os sabores. Em seguida, cozinhe descoberto por mais 5-10 minutos para engrossar um pouco (os sabores irão se intensificar ainda mais). Certifique-se de que não está fervendo – apenas ferva lentamente. Se servir com croutons, prepare agora (veja as notas abaixo).

  • Para incorporar o missô, adicione-o separadamente a um prato pequeno e cubra com cerca de 1/4 de xícara do caldo quente. Use uma colher ou batedor para combinar completamente, garantindo que haja poucos ou nenhum aglomerado. Em seguida, coloque de volta na panela e desligue o fogo (isso evita que você cozinhe o missô, o que prejudicaria seus benefícios nutricionais). Mexa para combinar.

  • Prove e ajuste os sabores conforme necessário, adicionando mais sal ou pimenta a gosto, aminoácidos de coco para a profundidade do sabor ou miso para o sabor umami.

  • Sirva quente coberto com croutons torrados (opcional) e ervas adicionais e pimenta preta. Guarde as sobras resfriadas na geladeira por até 4-5 dias ou no freezer por até 1 mês. Armazene os croutons separadamente (sem tampa) em temperatura ambiente por até 1-2 dias.

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* Para fazer croutons, corte a quantidade desejada de pão do dia (nós gostamos de massa fermentada) em cubos usando uma faca serrilhada ou para pão (use uma tesoura se for difícil cortar o pão com uma faca). Adicione a uma assadeira e misture bem com um pouco de óleo, sal, pimenta e alho em pó. Asse por 8-10 minutos a 400 graus F (204 C) ou até dourar e ficar torrado. Se não tiver óleo, omita o óleo e asse a seco com os temperos recomendados. Eles não ficarão tão dourados, mas ainda estarão crocantes.
* As informações nutricionais são uma estimativa aproximada calculada com óleo de abacate e sem ingredientes opcionais ou croutons.

Servindo: 1 tigela Calorias: 230 Carboidratos: 23,5 g Proteína: 2,7 g Gordura: 14 g Gordura saturada: 1,7 g Gordura poliinsaturada: 9,7 g Gordura monoinsaturada: 1,9 g Gordura trans: g Colesterol: mg Sódio: 1374 mg Potássio: 316 mg Fibra: 5,2 g Açúcar: 12 g Vitamina A: 49,7 IU Vitamina C: 10,5 mg Cálcio: 76,6 mg Ferro: 1,4 mg



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