Queijo Ricotta Vegano (Sem Soja, Rápido, Fácil!)

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Ultimamente, temos participado de pizzas com massas e massas, e não é segredo que também gostamos de queijo sem leite. Está Além disso nenhum segredo que comida e queijo italianos andam de mãos dadas.

Mas o que é macarrão e pizza sem queijo? Por isso, resolvemos isso experimentando um queijo ricota vegano SUPER SUPER feito com 5 ingredientes simples: cajus de molho rápido, suco de limão fresco, alho em pó, sal e fermento nutricional.

O resultado é uma ricota leve e fofa que se junta rapidamente em um processador de alimentos ou liquidificador. Vamos mostrar como é feito.

Castanha de caju, fermento nutricional, rodelas de limão, alho em pó, sal e água

Origens da Ricota

A ricota é um “queijo” macio e suave, popular na culinária italiana e usado em pratos como ravioli, lasanha, tortellini e crepes. Acredita-se que tenha raízes que remontam à história antiga (fonte).

Mas você sabia que a ricota não é tecnicamente queijo (fonte) ?! Também ficamos surpresos! Na verdade, é feito de soro de leite, que é um subproduto da fabricação de queijos.

De qualquer forma, adoramos seu sabor e versatilidade, mas desejamos criar uma versão sem laticínios para aqueles que não podem ou optam por não consumir laticínios!

Como Fazer Ricota Vegana

Existem muitas maneiras de fazer ricota vegana. Já fizemos versões usando amêndoas, nozes de macadâmia e até tofu! Mas esta versão do caju é a nossa favorita atual.

O caju é usado como base para zombar da riqueza da ricota leiteira, enquanto o limão acrescenta sabor e o fermento nutricional acrescenta um elemento “brega”. Depois, o alho em pó e o sal acrescentam ainda mais sabor.

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Cajus e leveduras nutricionais em um processador de alimentos

Tudo fica misturado em um processador de alimentos (ou liquidificador) com água até que se transforme em uma pasta espessa e que pode ser espalhada. E pronto! Você tem ricota vegana caseira feita com ingredientes alimentares reais!

Normalmente, mantemos na geladeira, onde durará até uma semana, mas também pode ser congelada para armazenamento a longo prazo.

Embora possa ser tentador fazer um lote menor em vez de congelar uma ricota extra, descobrimos que ele não funciona bem porque não há volume suficiente. Mas se você tiver um pequeno processador de alimentos, pode ser mais possível.

Processador de alimentos de queijo ricota vegano de caju

Esperamos que você ame esta ricota vegana! Está:

Fofo
Ligeiramente doce
Garlicky
Salgado
Lemony
Versátil
Customizável
& Delicioso!

É delicioso com pizza, macarrão, lasanha, saladas e muito mais! Ou desfrute como um mergulho com bolachas e legumes fatiados. As possibilidades são infinitas!

Mais receitas de queijo vegano

Se você experimentar esta receita, informe-nos! Deixe um comentário, avalie-o e não se esqueça de marcar uma foto #minimalistbaker no Instagram. Saúde, amigos!

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Cima para baixo tiro de uma tigela de queijo ricota vegan com fatias de limão e salsa fresca

Tempo de preparação 40. minutos

Tempo total 40. minutos

Porções 8 (~ 2 colheres de sopa)

Curso Aperitivo, molho, prato lateral

Cozinha Sem glúten, de inspiração italiana, vegana

Freezer Friendly 1 mês

Isso mantém? 5-7 dias

RICOTTA

  • 1 ¼ copo caju cru
  • 1 Colheres de sopa suco de limão
  • 1 Colheres de sopa levedura nutricional, além de mais a gosto
  • 1/2 colher de chá pó de alho
  • 1 / 4-1 / 2 colher de chá sal marinho (mais a gosto)
  • 4-6 Colheres de sopa água

PARA COBERTURA opcional

  • 1/4 copo salsa picada ou coentro fresco
  • Mergulhe o caju em água muito quente por 30 minutos a 1 hora ou durante a noite (ou 6 horas) em água fria. Em seguida, escorra, enxágue e reserve.

  • Adicione o caju ensopado e escorrido a um processador de alimentos (ou um liquidificador de alta velocidade), juntamente com suco de limão, fermento nutricional, alho em pó, sal marinho e menor quantidade de água (4 colheres de sopa ou 60 ml conforme a receita original estiver escrita // ajuste se alterar o tamanho do lote). Misture / misture, raspando os lados conforme necessário. Em seguida, adicione mais água 1 colher de sopa (15 ml) de cada vez até formar uma pasta grossa. Acho que obtenho os melhores resultados de textura com um processador de alimentos, mas com uma pitada, um liquidificador também pode funcionar. Geralmente, geralmente requer mais raspagem e mais líquido.
  • Prove e ajuste o sabor conforme necessário, adicionando mais levedura nutricional para sabor de queijo, sal a gosto, suco de limão para acidez ou alho em pó para sabor de alho. Misture novamente para combinar.

  • Neste ponto, o “queijo” está pronto para desfrutar! Os sabores continuam a se desenvolver e a engrossar quando refrigerados. Delicioso em pizzas, massas, lasanhas, saladas e muito mais.
  • Melhor quando fresco. Guarde o restante “queijo” de nozes na geladeira por até 5-7 dias ou no freezer por até 1 mês (deixe descongelar à temperatura ambiente ou na geladeira antes de servir).

* As informações nutricionais são uma estimativa aproximada, calculada com a menor quantidade de sal e sem ingredientes opcionais.
* Adaptado do nosso queijo de macadâmia.

Servindo: 1 porção de duas colheres de sopa Calorias: 117 Carboidratos: 6,8 g Proteína: 4.3. g Gordura: 9 g Gordura saturada: 1.6 g Gordura poliinsaturada: 1,59 g Gordura monoinsaturada: 4,83 g Gordura trans: 0 0 g Colesterol: 0 0 mg Sódio: 76 mg Potássio: 158 mg Fibra: 0,9 g Açúcar: 1.3 g Vitamina A: 0,11 UI Vitamina C: 0,84 mg Cálcio: 8.66 mg Ferro: 1,41 mg

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