Pão Pita Caseiro | Brown Eyed Baker

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Aprenda a fazer pão pita caseiro com esta receita simples; Eu prometo que é mais fácil do que você pensa! Muito melhor do que comprado em loja, você pode usar seu pão sírio para fazer sanduíches, giroscópios, mergulhar em húmus, fazer batatas fritas caseiras… as possibilidades são infinitas. Mal posso esperar para você fazer isso!

Uma pilha de pão pita com um corte ao meio no topo.

Enquanto crescia, minha avó sempre mantinha um estoque de pão sírio na cozinha. Ela às vezes enchia com salada de pepino ou tomate (sempre recém-saído do jardim!), Mas eu quase sempre me lembro dela abrindo-os, torrando-os e espalhando pb & j sobre eles.

Quando adulta, descobri a verdadeira pita tradicional em restaurantes do Oriente Médio e me apaixonei perdidamente. Eles não eram nada parecidos com as coisas compradas em lojas que eu comia enquanto crescia, e eu não me cansava disso, especialmente se pudesse mergulhá-los em homus autênticos.

Depois que comecei a cozinhar pão em casa, pita estava no topo da minha lista de receitas para experimentar. Fiquei surpreso (e exultante!) Ao descobrir como poderia ser fácil fazer pão sírio em casa. Você nunca mais vai querer ser comprado em uma loja!

Ingredientes para pão sírio preparado em tigelas.

História e origem

Pita é um termo geral para uma família de pães achatados com fermento que são comuns no Mediterrâneo e no Oriente Médio. O tipo que fazemos hoje, com bolso interno, é conhecido pelo termo genérico “pita” na maioria dos lugares dos Estados Unidos e também é conhecido como pão árabe ou pão sírio. Existem também versões de pita sem bolso, como a pita grega, tradicionalmente usada como envoltório de giroscópios.

O pão árabe remonta aos tempos pré-históricos no Oriente Médio; estamos falando há quase 15.000 anos! Há evidências da Idade da Pedra de que os pães achatados eram feitos com grãos silvestres. Não há nenhum registro de pita inflado e embolsado até tempos mais recentes, então é mais uma versão “moderna” de pão achatado.

Duas mãos amassando a massa em uma placa de madeira.

Pita vs Naan

Eles parecem semelhantes, mas na verdade são bem diferentes! Aqui está o detalhamento:

Pão Pita

  • Originado no Oriente Médio
  • Lista simples de ingredientes – farinha, sal, água, fermento e às vezes uma pequena quantidade de adoçante ou gordura
  • Tem uma textura mais seca
  • Embolsado
  • Pode ser feito em um forno moderno

Naan

  • Originado na Índia
  • Os ingredientes geralmente incluem iogurte e leite e, às vezes, ovos ou manteiga
  • Textura mais macia
  • Sem bolso, comido plano como uma peça
  • Feito em um tandoor (forno de barro) ou em uma frigideira (embora esta versão seja menos desejável)
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Bola de massa em uma tigela.

Como fazer isso

Pode parecer e soar intimidante, mas na verdade é um processo bastante simples, vamos conversar sobre isso …

  1. Misture e amasse a massa – Assim como todas as receitas à base de fermento, o primeiro passo é misturar a massa e sove até ficar ligeiramente pegajosa e macia.
  2. 1ª Ascensão – Coloque a massa em uma tigela untada, tampe e reserve até dobrar de tamanho (cerca de 90 minutos).
  3. Forma em bolas – Divida a massa em 8 pedaços e enrole em bolas.
  4. Descansar – Cubra as bolas de massa e deixe descansar por 20 minutos para que relaxem e fiquem mais fáceis de modelar.
  5. Forma – Usando um rolo ou as mãos, enrole / estique a massa em um círculo de 15 cm.
  6. 2ª Ascensão – Depois que toda a massa for moldada em discos, cubra-os até quase dobrar de espessura, 30 a 45 minutos.
  7. Asse – Coloque os discos sobre uma assadeira ou assadeira no forno pré-aquecido e leve ao forno até ficarem completamente inchados, cerca de 3 minutos.

Bolas de massa em uma placa de madeira.

Forno vs fogão

Embora um forno seja a maneira mais fácil de cozinhar pão sírio, já que você pode fazer todos de uma vez, também pode fazê-lo no fogão, se quiser / precisar.

Basta colocar uma frigideira antiaderente grande em fogo médio. Cozinhe as pitas, uma de cada vez, virando-as após cerca de 10 segundos. Assim que o pão estiver completamente estufado e com algumas manchas marrons, está pronto.

Moldar a massa pita em um círculo plano.

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Dicas de soluções de problemas

Se você está tendo problemas com pitas que não estão estufando (ack, sem bolso!), Sendo difícil de estender ou problemas de dourar, leia abaixo minhas dicas principais sobre como fazer pitas perfeitas:

  • Mantenha a massa pegajosa – Não coloque muita farinha ou a pita ficará bem seca; isso não deve ser um problema se amassar com uma batedeira; se você for amassar à mão, recomendo usar um raspador de silicone para amassar à mão massas mais macias para evitar adicionar muita farinha.
  • Abra a massa FINA – Certifique-se de que a massa NÃO tenha mais do que ¼ de polegada de espessura (⅛ de polegada é ainda melhor!). Se a massa for muito grossa, não poderá estufar.
  • Descanse a massa se necessário – Se a massa encolher ou resistir durante a formação dos círculos, cubra com um pano de prato úmido e deixe descansar por 5 ou 10 minutos e tente novamente.
  • A segunda elevação é a chave! – A segunda levedura não demora muito (30 a 45 minutos), mas é preciso deixar a massa crescer novamente para que as pitas cozinhem corretamente.
  • Forno quente + superfície de cozimento pré-aquecida – Use um termômetro de forno, se necessário, para garantir que seu forno esteja totalmente pré-aquecido a 450 graus F e coloque uma pedra de cozimento (a superfície MELHOR!) Ou uma assadeira no forno para aquecer também. As pitas precisam daquela rajada de ar muito quente para soprar e as superfícies pré-aquecidas ajudam a tirar essas manchas marrons.
  • Embrulhe-os – Assim que as pitas estiverem assadas, embrulhe-as em um pano de prato ainda quente. Isso os ajuda a reabsorver parte do vapor e os mantém mais macios por mais tempo.
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Pão fresco pita em um pano de prato.

O que comer com pão pita

  • Encha-o com falafels, salada de pepino, salada de frango, salada de ovo ou seus sanduíches favoritos.
  • Embrulhar giroscópios caseiros. Embora os pitas gregos tradicionais não tenham bolso, eles vão funcionar bem!
  • Mergulhe em homus clássico ou hummus de pimenta vermelha assado.
  • Corte Isso e fazer chips pita caseiros. Tempere como quiser!
  • Brinde e espalhe manteiga de amendoim e geleia – a maneira favorita de minha avó de comer 🙂

Sanduíche feito com pão pita num prato.

Se você faz esta receita e a adora, eu agradeceria se você reservasse um momento para deixar uma classificação abaixo. Muito obrigado! ❤️️

Aprenda a fazer pão pita caseiro com esta receita simples; Eu prometo que é mais fácil do que você pensa! Muito melhor do que comprado em loja, você pode usar seu pão sírio para fazer sanduíches, giroscópios, mergulhar em homus … o que quiser!

  1. Faça a massa: Em uma tigela grande, misture a farinha, o sal, o açúcar e o fermento. Adicione 1¼ xícaras de água e azeite e mexa com uma colher de pau. Todos os ingredientes devem formar uma bola. Se um pouco da farinha não grudar na bola, adicione mais água um pouco de cada vez.

  2. Depois que todos os ingredientes formarem uma bola, coloque a bola sobre uma superfície de trabalho e sove a massa por aproximadamente 10 minutos, até ficar ligeiramente pegajosa e macia. Se estiver usando uma batedeira elétrica, bata em velocidade baixa por 10 minutos.

  3. 1ª subida: Coloque a massa amassada em uma tigela untada, virando para cobri-la. Cubra a tigela com filme plástico ou um pano de prato úmido e deixe crescer até dobrar de tamanho, aproximadamente 90 minutos.

  4. Role nas bolas: Quando tiver dobrado de tamanho, bata a massa para baixo para liberar alguns dos gases presos e divida-a em 8 pedaços. Enrole cada pedaço em uma bola, cubra as bolas com um pano de prato úmido e deixe-as descansar por 20 minutos. Esta etapa permite que a massa relaxe para que seja mais fácil de moldar.

  5. PRE-aqueça o forno: Enquanto a massa está descansando, pré-aqueça o forno a 450 graus. Se você tiver uma pedra de cozimento, coloque-a no forno para pré-aquecer também. Se você não tiver uma pedra para assar, vire uma assadeira de cabeça para baixo e coloque-a na prateleira do meio do forno enquanto o pré-aquece. Esta será a superfície em que você assará suas pitas.

  6. Molde o Pita: Após 20 minutos de relaxamento da massa, espalhe uma leve camada de farinha sobre uma superfície de trabalho e coloque uma das bolas de massa. Polvilhe um pouco de farinha por cima da massa e use um rolo ou as mãos para esticar e alisar a massa. Você deve ser capaz de estendê-lo para ter entre 1/8 e 1/4 de polegada de espessura – 6 polegadas de diâmetro. Se a massa não esticar o suficiente, você pode cobri-la com a toalha úmida e deixá-la descansar 5 a 10 minutos antes de tentar novamente.

  7. Coloque os discos em uma assadeira levemente untada e deixe crescer, sem a tampa, até dobrar de espessura, cerca de 30-45 minutos.

  8. Asse as Pitas: Abra o forno e coloque o máximo de pitas que puder na superfície de cozimento quente. Eles devem estar cozidos e inchados após 3 minutos. Se quiser que suas pitas fiquem crocantes e douradas, você pode assá-las por mais 3 a 5 minutos, mas não é necessário. Enrole as pitas assadas em um pano de prato para ajudar a reter um pouco do vapor e mantê-las macias.

  • Açúcar – Você pode substituir o açúcar da receita pela mesma quantidade de mel.
  • Azeite – Você pode substituir pela mesma quantidade de óleo vegetal, manteiga derretida ou gordura derretida.
  • Equipamento – Pedra de cozimento / frigideira / rolo
  • Avançar – Assim que a massa tiver passado pela primeira fase, pode guardar a massa, bem tapada, no frigorífico até 1 semana.
  • Armazenamento – O pão árabe caseiro é melhor consumido fresco, mas pode ser guardado em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até 2 dias. Reaqueça no micro-ondas, torradeira ou frigideira, se desejar.
  • Instruções de congelamento – Deixe esfriar completamente e guarde em um saco plástico ziploc para freezer ou em outro recipiente hermético, colocando uma camada de papel manteiga entre as pitas para evitar que grudem. Congele por até 3 meses. Você pode reaquecer do congelado.
  • Receita adaptada de The Fresh Loaf e Culinary Infatuation
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Calorias: 210kcal

Gordura: 4g

Sódio: 439mg

Potássio: 59mg

Carboidratos: 37g

Fibra: 1g

Açúcar: 1g

Proteína: 5g

Cálcio: 7%

Ferro: 2,2%

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[Photography by Dee of One Sarcastic Baker]



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