Café ligado à redução da taxa de mortalidade para pessoas com diabetes tipo 2

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Diabetes é uma das doenças crônicas mais comuns para os americanos. Aproximadamente um em cada 10 – 34 milhões no total – tem alguma forma de diabetes e é responsável por mais de 80.000 mortes por ano, a sexta causa principal. Aproximadamente 90-95% das pessoas com diabetes sofrem de tipo 2, o que, de acordo com o Medical News Today, pode aumentar o risco de outras condições de saúde, incluindo “câncer, fratura óssea, demência e doenças circulatórias”.

Mas um novo estudo encontrou uma ligação entre o consumo de café e chá verde e uma taxa de mortalidade significativamente reduzida para pessoas com diabetes tipo 2.

Publicado recentemente no jornal BMJ Open Diabetics Research & Care, o novo estudo é o trabalho conjunto da Universidade Kyushu do Japão, da Faculdade de Odontologia de Fukuoka e do Hospital Hakujyuji. Para o estudo, os pesquisadores usaram dados do Fukuoka Diabetes Registry, “um estudo em andamento desenvolvido para avaliar o impacto da medicação e do estilo de vida nos resultados do diabetes”, para avaliar como, em particular, o chá verde e o café afetaram a taxa de mortalidade geral. Para os fins do estudo, “alto consumo” foi considerado como duas ou mais xícaras de café por dia ou quatro ou mais xícaras de chá verde.

Olhando para quase 5.000 indivíduos com diabetes tipo 2, que o registro rastreou por uma média de 5,3 anos, um total de 309 pessoas morreram. Fazendo referência cruzada aos hábitos de consumo de café e chá verde desses indivíduos, os pesquisadores descobriram uma forte associação entre beber qualquer uma das duas bebidas e uma diminuição do “risco de mortalidade por todas as causas”, e quanto mais eles bebiam, menor o risco.

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Aqueles com “alto consumo” diário de café e chá verde apresentaram redução de 41% e 40%, respectivamente, no risco de mortalidade. E parece haver efeitos indiretos no consumo regular de ambas as bebidas. 2-3 xícaras de chá verde mais 2 ou mais xícaras de café por dia mostraram uma diminuição de 51%, 4+ xícaras de chá verde e uma xícara de café tiveram 58% e 4+ xícaras de chá verde e 2+ xícaras de café diariamente tiveram uma queda surpreendente de 63% na mortalidade dos pesquisados.

Os autores do estudo observam as limitações de seus achados. As informações sobre o consumo de café e chá verde, por exemplo, vieram de autorrelatos dos participantes, que nem sempre são 100% precisos. O estudo também é observacional, o que significa que nenhuma relação causal pode ser estabelecida. Eles também afirmam que outros fatores que podem ter afetado o resultado, “nível de escolaridade e renda familiar” sendo potencialmente significativos aqui. Particularmente, os autores observam que níveis mais altos de educação e renda estão associados a maior consumo de café e menores taxas de mortalidade, e podem ser esses fatores afetando mais significativamente os resultados do que café ou chá verde.

Embora não seja totalmente conclusivo, há evidências de que uma quantidade saudável (leia-se: muito) de café por dia é realmente bom para você. Portanto, nada realmente a mudar no seu dia a dia. Talvez considere adicionar um pouco de chá verde de vez em quando, porque, como dissemos muitas vezes no passado, o chá é bom.

Zac Cadwalader é o editor-chefe da Sprudge Media Network e redator da equipe baseado em Dallas. Leia mais Zac Cadwalader no Sprudge.

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