A ciência declara, e você nunca acreditará, o café deixa você menos sonolento

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Se você não dormiu muito bem na noite passada, tomar uma xícara de café pela manhã o ajudará a voltar a algo próximo do normal. Isso é algo que todos sabemos ser verdade. Não precisamos de cientistas para nos provar isso, mas eles provaram mesmo assim. Recentemente publicado em Progresso em Neuro-Psicofarmacologia e Psiquiatria Biológica, Cientistas alemães descobriram que, sim, o café pode compensar a perda de sono.

Claro, os cientistas fizeram soar um pouco mais técnico do que isso, afirmando que “o café com cafeína pode mitigar temporariamente as repercussões da redução do sono”, de acordo com News-Medical.net. Especificamente, eles descobriram que o café com cafeína pode aumentar o desempenho na atenção e na função cognitiva para aqueles que passam por dias repetidos sem dormir o suficiente, como, sabe, uma semana normal de trabalho.

Para o estudo, 26 participantes foram submetidos a um estudo de sono controlado de nove dias no Instituto de Medicina Aeroespacial em Colônia, Alemanha. Uma semana antes do estudo, todos os participantes foram solicitados (e monitorados) a dormir regularmente nove horas por noite e evitar cochilos, cafeína ou álcool. Durante os 9 dias, os participantes ficaram restritos a cinco horas de sono, com um grupo recebendo café com cafeína e outro descafeinado. Os dois grupos foram submetidos a testes para avaliar seu estado de alerta e atenção aos detalhes. Os pesquisadores descobriram que o grupo descafeinado começou a apresentar prejuízo no desempenho nesses testes após um dia de restrição de sono para testes baseados na velocidade e três dias para testes baseados na precisão. O prejuízo continuou até que o grupo recebeu uma noite de recuperação de descanso completo.

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Por outro lado, o grupo com cafeína realmente superou suas linhas de base no primeiro e no segundo dia antes de apresentar prejuízo nos dias quatro e cinco. Como o grupo do descafeinado, a deficiência permaneceu até depois de uma noite de recuperação.

Essas descobertas sugerem, de acordo com os pesquisadores, que o café com cafeína pode ter efeitos positivos de curto prazo sobre aqueles que experimentam repetidas perdas de sono, mas esses benefícios vão embora após o quarto ou quinto dia consecutivo de sono restrito. Portanto, se você parece inabalavelmente cansado às sextas-feiras, agora sabe por quê.

E embora o café com cafeína seja um curativo temporário eficaz para uma noite de sono ruim, os pesquisadores observam que ele não substitui a qualidade de oito a nove horas de sono. O que eles não notam, porém, é que o café tem um gosto melhor do que o sono. Parece um grande descuido da OMI. Mas, por segurança, tenha uma boa noite de sono e depois tome um café. Vitória, vitória.

Zac Cadwalader é o editor-chefe da Sprudge Media Network e redator da equipe de Dallas. Leia mais Zac Cadwalader no Sprudge.

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